quarta-feira, 15 de maio de 2013

HISTÓRIA: 26 anos depois o Batatais FC volta a Série A2


Torcida faz festa após acesso a Série A2 de 2014.

      A cidade de Batatais está em FESTA!!! Depois de 26 anos o clube vermelhinho não disputava a Série A2 do Campeonato Paulista. Curioso que Batatais é um dos clubes fundadores da Divisão de Acesso do Campeonato Paulista, e também o único que nunca disputou o Paulistão. Agora o clube vermelhinho está mais próximo de quem sabe conquistar uma vaga a Elite do futebol paulista, o clube deverá trabalhar bastante juntamente com seus diretores, colaboradores, patrocinadores e torcedores para planejar em sonhar o acesso a Elite do Futebol Paulista.

História
A partir de uma dissidência do Riachuelo, foi fundado no dia 18 de setembro de 1919 o Batataes Foot-Ball Club, era como se grafava na época. A fundação do Alvirrubro se deve muito aos esforços do coronel Ovídio Tristão de Lima, que teve importante papel nos primeiros anos do time e hoje é considerado seu patrono e presidente de honra. Tristão também foi responsável pela doação do terreno onde foi construído o primeiro campo do Batatais e que hoje abriga o estádio Doutor Osvaldo Scatena. O início da equipe foi melhor do que esperavam seus fundadores, o time estreou dia 25 de outubro de 1919 com uma vitória diante da Associação Atlética Olímpica, então tradicional equipe de Jordanópolis. Quinze dias depois goleou o Altinópolis por 7 a 0.

O arrasador “Fantasma da Mogiana”
Na década de 30 surgiu o apelido ‘Fantasma da Mogiana’ por provocar medo e grande temor em seus adversários. O nome se deu por causa da Estrada de Ferro da Mogiana, que nascia em Campinas e passava pela cidade até chegar ao Triângulo Mineiro. Neste período, entre 1934 e  1937, o clube disputou mais de cem partidas, sendo derrotado em apenas três oportunidades. Mas foi no ano de 1945 que o clube atingiu seu maior feito conquistando o título de ‘Campeão Paulista do Interior do Estado’ que na época era a maior conquista que um clube fora da capital poderia alcançar. 

Clube fundador da Divisão de Acesso Paulista
Batatais, Ponte Preta e XV de Piracicaba juntaram as força pelo futebol do interior do Estado e, lutaram juntos a Federação Paulista de Futebol o direito de disputar campeonatos profissionais, que até então era apenas disputado por clubes da Capital e da Baixada Santista. Em 1947 surge então a Lei do Acesso, onde é criada a Segunda Divisão do Paulista que passou a contar com clubes do Interior.
            O Fantasma da Mogiana então disputou a competição que ajudou a fundar, de 1947 a 1949, quando em 49 o clube chegou muito próximo do acesso, se não fosse a arbitragem que prejudicou e muito o clube na histórica partida contra o Guarani de Campinas, pela final, jogo disputado na Rua Javari, em São Paulo. Devido às conseqüências daquela partida, a diretoria do clube decide por retirar o time das competições profissionais.
            Em 1956 a diretoria do time vermelhinho decide reativar seu departamento profissional para a disputa da Segunda Divisão do Paulista,  atual Série A2, onde disputou até 1967, quando o clube novamente da uma pausa, mas agora para a construção do Estádio Dr. Oswaldo Scatena. Retornando as disputas em 1971, pela Segundona, onde ficou até ser rebaixado em 1976, a Terceirona, atual Série A3. Retornando a Segunda Divisão em 1982, permanecendo até 1987, quando foi rebaixado novamente. 
            O Batatais disputou a Terceirona, até 1993, quando em 1994 a Federação Paulista de Futebol faz algumas modificações e reformulações em seu Estadual, e o Fantasma da Mogiana passa a integrar a Série B1-A, atual Segunda Divisão, que fora criada então. O clube disputou esta divisão entre 1994 a 2008, quando conquistou o vice-campeonato e garantiu o acesso a Série A3 de 2009. Antes em 2007, a equipe já havia disputado a fase final e, não conquistou o acesso naquele ano, por causa de apenas um ponto.

O Acesso a Série A3
Acesso de 2008 teve com personagem Anderson Taubinha.
            O acesso a Série A3 do Futebol Paulista só foi conquistado graças ao esforço de um grupo de guerreiros, liderados pelo ídolo da torcida Anderson Taubinha que é natural de Batatais. Na primeira fase da competição o time foi o último a se classificar, e com isso a diretoria fortaleceu o grupo que chegou a final da competição, e foi Vice-Campeão da Segunda Divisão de 2008, perdendo para o Pão de Açúcar, time do volante Paulinho do Corinthians na época. 
            Em 2009 o time estreou novamente na Série A3, e não passou da primeira fase, ficando em 12º Lugar. No ano seguinte, o Batatais quase foi rebaixado, se livrando na última rodada, ficando o time na 16ª posição. No ano de 2011, o campeonato foi regionalizado e o time vermelhinho fez um boa campanha, ficando de fora do quadrangular final por causa de apenas um ponto.
Geração de 2004 do Sub-20 entrou pra história do clube.
            No ano de 2012 o Fantasma assombrou seus adversários na A3, ficou 12 rodadas sem perder,  depois mais 12 sem ganhar. O time terminou a primeira fase com a oitava melhor campanha, se classificando para o Quadrangular final da competição, ficando na terceira posição do Grupo 2 integrado por Rio Branco, Inter de Limeira e Capivariano.
            O glorioso Fantasma da Mogiana ostenta em seu símbolo três estrelas referente aos três atletas que serviram a seleção Baldochi, Batataes e Zeca Lopes, sendo que muito outros atletas batataenses também nos orgulharam por vestir o manto vermelhinho. Um outro momento importante na história do clube foi a geração de 2004, quando o Sub-20 conquistou o título invicto do Paulista, garantindo a vaga de disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior em 2005. 

Cinco anos depois o acesso a Série A2
Festa do acesso no último domingo, 12.
            O ano de 2013 ficará eternamente na memória da torcida vermelhinha por ser um dos acessos mais esperados na história do clube, além disse o time ficou todo o campeonato na zona de classificação (G8), com isso o acesso foi conquistado para a alegria de todos.  Na primeira fase, o Batatais acumulou 10 vitórias, três empates e seis derrotas. O time somou 33 pontos e ficou atrás apenas de São Bento e Flamengo de Guarulhos, que terminaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Na segunda fase, o acesso e a vaga na final da Série A-3 foram garantidos com três vitórias, um empate e duas derrotas.
Grupo de Guerreiros que conquistaram o Acesso para a Série A2 de 2014. ELENCO DE 2013
EM PÉ: Fernando Henrique, Alemão, Edson Batatais, Michael, Bruno Itapagipe, Danilo, Bia, Paulo Cesar, Rafael Grando, Tahan, Douglas Catita, Fabio Leite, Marcão, Vinicius e Adninam.
AGACHADOS: Luciano, Jordy Guerreiro, Walker, marcelinho, Reinaldo, Carlos Eduardo, Thiaguinho, Renan, Caio, Tarcisio, Leo Souza e Sidnei (Prep. Fisico).





Nenhum comentário:

Postar um comentário