quarta-feira, 19 de abril de 2017

Batatais enfrenta o Santos em preparação para disputa do Paulista Sub 13



            O Fantasma da Mogiana segue sua intensa preparação para a disputa do Campeonato Paulista Sub 11 e Sub 13 que inicia no dia 21 de Maio. Nesta quinta-feira, 20, às 16 horas, o Batatais enfrentará o Santos Futebol Clube pela categoria Sub 13, a partida será realizada no CT Meninos da Vila, em Santos.
            Na última semana, o time vermelhinho enfrentou o Rio Branco, em Americana e venceu na categoria Sub 13 por 4 a 0, com grande atuação da equipe vermelhinha. Até o inicio da competição outros amistosos serão agendados, inclusive contra o Corinthians.
            As equipes Sub 11 e Sub 13 são fruto de uma parceria com a Escola de Futebol Chute Inicial do Corinthians de Ribeirão Preto. Os garotos em sua grande maioria ribeirão-pretanos conta com alguns atletas de Batatais e outras cidades da região. A preparação está toda acontecendo em Ribeirão Preto.

Mudanças no torneio e grupo do Fantasma
            A Federação Paulista de Futebol realizou na última semana o congresso técnico do Campeonato Paulista Sub 11 e Sub 13. Algumas mudanças foram aprovadas pelos participantes. O torneio inicia no dia 21 de Maio e encerra no dia 26 de Novembro, com a realização da grande final.
            O torneio contará com 34 clubes participantes divididos em quatro grupos, na primeira fase dos quatro primeiros avançam a segunda fase. O Fantasma está no Grupo Um, ao lado de Botafogo, Comercial, Noroeste, Penapolense, Catanduvense, Votuporanguense, Grêmio Prudente e Monte Azul. A tabela do torneio será divulgada nos próximos dias.
            Na categoria Sub 11, a principal novidade é a redução para nove jogadores (oito de linha mais o goleiro). Outra novidade é a redução dos gols (5x2,2m) e do gramado (50x72m). Ainda nessa categoria, as substituições serão livres, ou seja, os atletas podem entrar e sair de campo quantas vezes for necessário, mas sempre que a bola estiver parada.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Causos e Contos do Esporte Batataense: Fita no cabelo não pode!



Fita no cabelo não pode!

            Celeiro de grandes jogadores, o Fantasma da Mogiana sempre teve bons goleiros, que com suas grandes atuações se tornaram ídolos da cidade. Os defensores de meta do Batatais se destacavam e muito pelo futebol e pela simpatia com os torcedores.
            Por aqui passaram: Elias, que mais tarde jogou na Portuguesa de Desportos; Pedrinho Santilli, que veio a ser auxiliar técnico de Emerson Leão; Geninho, técnico reconhecido no futebol brasileiro; Castro com passagem pela Ponte Preta; Celso Cajuru, que por muitos anos defendeu o Botafogo de Ribeirão Preto; Saram, Paulo Augusto e tantos outros bons defensores de meta.
            Não podemos esquecer da passagem de um goleiro gaúcho, por nome de Rudmar, o qual era sobrinho do Padre Piva do Colégio São José. Ainda jovem, veio a Batatais para estudar e fazendo parte da categoria juniores do clube vermelhinho despertou interesse do time profissional, devido a sua boa presença dentro do gol.
Ortiz defendendo o Atlético Mineiro.
            Rudmar tinha como ídolo o grande goleiro Ortiz, que na época defendia a camisa do Atlético Mineiro. Ortiz era de um temperamento muito forte, jogava de bermudas, o que na época era totalmente estranho e ainda usava uma fita no cabelo.
            Espelhando no seu ídolo, Rudmar começou a adotar o mesmo visual que o goleiro atleticano. Matheus Marinelli, homem de princípios, não gostando de tal atitude chamou o atleta após o termino do campeonato e impôs que para continuar jogando no Batatais, o mesmo teria que abandonar a bermuda e a fita no cabelo.
            O goleiro não gostou e nada de tal imposição e rescindiu seu contrato com o Batatais. Voltando para sua terra natal, a cidade de Canelas – RS acabou assinando com o Internacional, deixando assim de marcar seu nome na história do Fantasma da Mogiana por causa de uma fita no cabelo.
           
Estas são as curiosidades e história do nosso futebol.
Até a semana que vem...


CRONISTA ESPORTIVO

João Carlos de Sousa, conhecido carinhosamente por ‘João Motoca’, foi atleta do Juniores do Batatais FC na década de 70. Comentarista Esportivo na Rádio Difusora na década de 80. Comentarista Esportivo Rádio ABC FM. Torcedor do Santos FC e do Batatais FC. Cronista Esportivo associado à ACEISP.

sábado, 15 de abril de 2017

Batatais mais uma vez é destaque na Copa São Paulo de Ciclismo



            No último domingo, 9, aconteceu na cidade de Aramina, interior paulista, a terceira etapa da Copa São Paulo de Ciclismo. Mais uma vez a Associação Batataense de Ciclismo ‘José Reginaldo Cardoso’ esteve presente e conquistando ótimos resultados, sendo mais uma vez o destaque da etapa.
            A prova realizada pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC) contou com um percurso em estrada de 22 km, sendo metade do trecho em subida. Destaque para os batataenses Luan Oliveira (categoria sub 30) e Leonando Souza (categoria juvenil) líderes da competição em suas categorias.
            Leandra Marques foi à vice-campeã da categoria Elite Feminina. Na categoria Juvenil, Leonardo Souza e Adrian Gleison conquistaram as terceira e quinta colocação. Na terceira colocação terminou Luan Oliveira, na categoria Sub 30, seguido pela quinta colocação de Michael Piccolomini.
           
Próximas competições
            Os jovens ciclistas batataenses participam no próximo final de semana, entre 21 e 23 de abril, da tradicional Volta Ciclística do Futuro, na cidade de São Carlos. No dia 1º de maio, a equipe batataense estará participando da 67ª Prova 1º de Maio de Indaiatuba.
            A primeira prova uma realização da Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo, competição válida para o Ranking Nacional. Em Indaiatuba a prova será realizada pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Federação Paulista de Ciclismo.



sexta-feira, 14 de abril de 2017

Batatais reviverá 1949 nas rodadas finais da Série A2



            O Fantasma da Mogiana reviverá nas duas rodadas finais da Série A2 com a histórica derrota diante do Guarani, em 1949, quando o clube ficara a um passo da primeira divisão do futebol paulista. O jogo aconteceu no dia 12 de fevereiro de 1950, pela decisão do Campeonato Paulista da 2ª Divisão de 1949, e o Batatais acabará derrotado por 2 a 1, em um jogo bastante polêmico.
            A história voltará a se reencontrar e viveremos em 2017 dois marcantes feitos históricos nas duas rodadas decisivas, que valerão a classificação a fase final do estadual. O Batatais se rencontrará com o palco e o adversário da histórica decisão.
            O Estádio Conde Rodolfo Crespi, a conhecida Rua Javari, o estádio do Juventus da Mooca, na capital paulista receberá neste domingo, 12, o Batatais Futebol Clube. O adversário será o Juventus, às 10 horas da manhã. Foi neste local que o Fantasma da Mogiana foi simplesmente assaltado em 1949.
            No próximo final de semana, o Batatais reencontrará pela última rodada com o Guarani, adversário da historia de 1949, engasgado e entalado na garganta do batataense, o Batatais será uma pedra no sapato do Guarani e possivelmente jogará a classificação contra o adversário campineiro, reviveremos com certeza a decisão de 1949, mas desta vez no Scatenão.
            Em uma semana voltaremos 1949 e vivemos momentos decisivos tanto na Rua Javari quanto no Scatenão diante do Guarani. Fato é que como naquela oportunidade o Batatais de 2017 está muito próximo de se classificar a fase final do Paulista da Série A2 e brigar pelo inédito acesso a Elite do Futebol Paulista.

BATATAIS F.C.  1 X 2 GUARANI FC
LOCAL: Estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari, no Bairro da Mooca, em São Paulo (SP)
DATA: Domingo, no dia 12 de Fevereiro de 1950
CARÁTER: Final do Campeonato Paulista da 2ª Divisão de 1949
RENDA: Cr$ 254.527,00
CARTÃO VERMELHO: Lombardini (Batatais)
ÁRBITRO: Mr. Sunderland (FPF)
GUARANI: Arlindo; Orestes e Grita; Godê, Luís Almeida e Alcides; Dorival, Piolim, China, Chiquinho e Zico.
BATATAIS: Rafael; Sapóleo e Stacis; Goiano, Pixo e Itamar; Dido, Américo, Tonho Rosa, Luís Rosa e Lombardini.
GOLS: Américo aos 19 minutos (Batatais), no 1º Tempo. Zico a um minuto (Guarani); Dorival aos 34 minutos (Guarani), no 2º Tempo.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Fantasma da Mogiana vence e volta ao G4



O time da casa foi melhor, cometeu falhas na defesa, mas acabou saindo com os três pontos

            O Batatais assumiu a vaga do Guarani dentro do G4 do Campeonato Paulista da Série A2 na noite desta quarta-feira ao bater o XV de Piracicaba pelo placar de 3 a 2, em partida realizada no Estádio Oswaldo Scatena, pela 17ª rodada.
            Com o resultado, o Fantasma pulou para a quarta colocação, com 28 pontos, um a mais do que o Guarani, primeiro fora da zona de classificação. Já o XV de Piracicaba ficou em situação delicada. O Alvinegro é o 16º colocado, com 19, um de deixar a zona de rebaixamento.

BOBEOU, NHÔ QUIM?
            O Batatais teve dez minutos arrasadores diante do XV de Piracicaba. O Alvinegro entrou em campo sonolento e quando viu já estava perdendo por 2 a 0. Logo de cara, em rápida jogada de contra-ataque, Davi Lopes ajeitou de cabeça para Elton Martins estufar as redes adversárias.
            O segundo saiu logo na sequência. Ítalo recebeu de frente para o gol e só teve o trabalho de tocar na saída de Mateus Pasinato para ampliar o marcador. O terceiro só não veio, pois o goleiro quinzista fez grande defesa no chute do próprio Ítalo. No fim, o panorama mudou.
            O XV resolveu sair para o jogo e acabou diminuindo aos 35 minutos. Após belo cruzamento, Carlinhos apareceu de surpresa na área para desviar para o gol. O Alvinegro esboçou uma pressão antes do apito final, mas na melhor chance Tiago Campagnaro segurou belo arremate de Zé Mateus.

FOI BUSCAR, MAS...
            No segundo tempo, o XV deu mostras de que poderia reverter o resultado. Aos três minutos, o goleiro do Batatais saiu 'caçando borboleta' e viu a bola parar com Bruninho, que chutou para fazer 2 a 2. A festa, no entanto, durou pouco.
            Aos cinco minutos, a defesa do XV cochilou, Elton Luis ficou com a bola e colocou o Batatais novamente a frente do marcador. O gol praticamente acabou com a autoestima do Nhô Quim, que não teve forças para buscar o resultado.
            O jogo ainda ficou paralisado por cerca de 30 minutos por conta de um fio que acabou derreteu e acabou dando um curto nos disjuntores. Arrumado, o Batatais só segurou o resultado para sair com três pontos importantes na classificação.

PRÓXIMOS JOGOS
            Na próxima rodada, o XV de Piracicaba visita o União Barbarense no sábado, às 16h, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães. No domingo, às 10h, o Batatais visita o Juventus na Rua Javari, em São Paulo.
           
Ficha Técnica

BATATAIS FC 3 x 2 XV DE PIRACICABA

Campeonato Paulista da Série A2 - 2017 – 17ª Rodada
12 de Abril de 2017 (Quarta-feira) – 20 horas
Estádio Dr. Oswaldo Scatena, em Batatais

ARBITRAGEM
ARBITRO – José Claudio Rocha Filho
ASSISTENTE 1 – Risser Jarussi Corrêa
ASSISTENTE 2 – Alex Alexandrino
4º ARBITRO – Paulo Sergio dos Santos

GOLS

BATATAIS FC – Elton (5’ 1T), Ítalo (9’ 1T) e Elton (15’ 2T)
XV DE PIRACICABA – Carlinhos (35’ 1T) e Bruninho (3’ 2T)

CARTÕES AMARELOS

BATATAIS FC – Fabrício Lusa e Coppetti

ESCALAÇÕES

BATATAIS FC

Thiago Campagnaro;
Guilherme, Tyrone, Medina © e Biro;
Fabrício Lusa, Davi Xavier, Elton Luis (Wesley) e Diego Luis (Paulinho);
Itálo (Coppetti) e Flávio Carvalho.

Técnico: Alexandre Ferreira

XV DE PIRACICABA

Mateus Pasinato;
Carlinhos (Samoel Pizzi), Doni, Rodrigo e Cléber;
Gilson, Clayton (Carlos Alberto), Zé Mateus e Gilsinho (Barreto);
Bruninho e Rafael Gomes.

Técnico: Vica

PÚBLICO E RENDA

PÚBLICO – 569 pagantes
RENDA – R$ 7.160,00

Por Agência Futebol Interior