segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Causos e Contos do Esporte Batataense - Ninin Toffetti: roupeiro, santo ou feiticeiro?



Ninin Toffetti: roupeiro, santo ou feiticeiro?

            Antigamente muito se falava que os times de futebol tinham seus mandiqueiros dentro do time e na maioria deles eram os massagistas quem assumiam esta função, por geralmente ser pais de santo.
            O nosso Fantasma da Mogiana também não fugia a regra, por aqui passou vários que tinham suas crenças, mas por vários anos tivemos entre nós um senhor com o apelido de NININ TOFFETTI, como o próprio sobrenome revela ele era tio do nosso atual presidente, André Toffetti. O senhor Ninin foi roupeiro por vários anos, tendo vivenciado grande parte da historia do Batatais Futebol Clube.
            Na sua segunda passagem pelo nosso time o professor Carivan Cordeiro que já tinha tomada a decisão de parar de jogar futebol, chegou ao Batatais com uma contusão muito grave. Eis que aparece o Sr. Ninin, que disse ao atleta que iria curá-lo.
            Começou preparando remédios caseiros e fazendo imersão com água quente no pé do atleta, sem conhecimento algum de fisioterapia foi tratando e orientando o atleta na sua recuperação até passando exercícios diários para o fortalecimento muscular. Em pouco tempo, Carivan voltou a jogar sem sentir nenhuma dor na sua contusão.
            O Senhor Ninin não só fazia o dever de roupeiro no Fantasma da Mogiana, pois dava os seus pitacos até mesmo na escalação da equipe. Entre os atletas corria o boato que o roupeiro nas horas vagas fazia também o trabalho de bruxo.

Estas são as curiosidades e história do nosso futebol.
Um fato curioso que a crônica acima foi confirmada pelo
Professor Carivan Cordeiro, em seu estágio na pré-temporada
 do Batatais, no último mês Janeiro, do qual o ex-jogador esteve presente.
Até a semana que vem...
  
 
CRONISTA ESPORTIVO

João Carlos de Sousa, conhecido carinhosamente por ‘João Motoca’, foi atleta do Juniores do Batatais FC na década de 70. Comentarista Esportivo na Rádio Difusora na década de 80. Comentarista Esportivo Rádio ABC FM. Torcedor do Santos FC e do Batatais FC. Cronista Esportivo associado à ACEISP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário